19 de novembro de 2024
Rua José de Alencar, 404, Boa Vista Recife/PE
Obras do artista Vicent Van Gogh -Auxiliadora Natal
Auxiliadora de Natal Escolas Projetos

Obras do artista Vicent Van Gogh -Auxiliadora Natal

As turmas da Educação Infantil, níveis II ao IV, do Instituto Maria Auxiliadora de Natal RN, desenvolveram atividades no dia 30/03/2023 em sala de aula, orientadas pela proposta do Livro Girolhar (Editora Edebê – Autora Aline Pinto). O Nível II, realizou a atividade do território: Esconderijos, relacionado as ideias de procura, de “onde está?” E “onde foi parar?”. Com a brincadeira “CADÊ?”. Já as turmas do nível III trabalharam com as obras do artista Vicent Van Gogh e a realização de dinâmicas brincantes, enfatizando a ludicidade no aprendizado. Para o nível IV foi apresentado o giro, ó abre alas que eu quero brincar!

A brincadeira de esconde-esconde “CADÊ? ACHOU!!!”, trata-se de uma vivência carregada de afetividade e ludicidade, que a criança se esconde por segundos e encontra alegria ou satisfação em se revelar ou ser revelado. Estimulando o desenvolvimento e aprendizagem, a investigação, descoberta, conhecimento, aconchego, criatividade e segurança. O nível II vivenciou essa brincadeira através de recursos como cabana, caixas, cortinas de fitas coloridas, tecidos finos e com suas mãozinhas, através da cantiga do Jacaré: “Conheço um jacaré que gosta de comer, esconde os seus olhinhos, boca, nariz, orelhas, pescoço, testa, pé, mãozinhas”.

Para o nível III, foi proposto o encaminhamento da leitura das imagens com a intenção de desafiar as crianças a descobrirem, qual é a maior semelhança entre os retratos pintados pelo artista Vicent Van Gogh. Com o recurso da lupa, as crianças puderam observar os detalhes, socializar as descobertas e responder espontaneamente aos questionamentos: Qual retrato representa uma mulher? E uma criança? Como serão os nomes das pessoas que Van Gogh retratou? Qual delas parece brava? Qual delas parece triste? Qual dos enfeites de cabeça você mais apreciou? Qual obra do artista é a sua preferida? Quais cores aparecem nas obras?

A realização desta atividade obteve êxito em todos os aspectos. Enfatiza-se a participação das famílias no envio dos chapéus e a colaboração de todos os envolvidos. As crianças puderam apreciar as obras do artista Van Gogh com a lupa, visualizaram em tamanho maior no projetor, como também socializaram e participaram com entusiasmo da dinâmica. Bastante significativa no processo de construção do conhecimento, estimulando a criatividade e a concentração.

O Giro convidou a turma do nível IV para brincar, dançar e criar, onde conheceram a pianista, compositora e maestrina, Chiquinha Gonzaga, proporcionando uma viagem ao tempo para conhecer um mundo de músicas, com diferentes ritmos, como a marchinha de carnaval, instigando assim a curiosidade sobre sua vida quando criança, suas roupas e brincadeiras. Assim, despertando nas crianças a noção temporal, o interesse em como as pessoas se vestia há muitos anos, observando as mudanças através de pesquisas, observação de fotos e atividades. Estabelecendo relações com o antes e o atual, realizando atividades para observar o tamanho das roupas, sapatos, e qual os estilos de roupas que eles mais gostavam.

Ainda, puderam conhecer também a história da estilista brasileira, Zuzu Angel que valorizou a cultura do nosso país em suas criações de roupas e com sua marca de um anjo, as sobras dos seus tecidos eram doadas para sua irmã, onde fazia bonecas de pano para vender, foram então observar as marcas, logotipos diversos, assistir vídeos de desfiles de moda e conhecer os profissionais que trabalham nessa área. Em seguida, com a participação de todos e ajuda da professora construíram a marca da turma, organizando as ideias, confeccionaram bonecas de pano e fizeram um belo desfile de bonecas.

Enfatiza-se a participação das famílias no auxílio e realização das atividades e a colaboração de todos os envolvidos. As crianças puderam apreciar, socializar e participar com entusiasmo de todas as dinâmicas e brincadeiras; bastante significativas no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento, estimulando a criatividade e a concentração.

Texto: Shirley Soares – Coordenadora da Educação Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *