O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio, fenômeno que precisa ser compreendido como uma questão de saúde pública com potencial de gerar vários impactos sociais, financeiros e econômicos na sociedade como um todo. Não existe uma causa específica para o suicídio e pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades e orientações sexuais. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo pode ser os primeiros passos para a prevenção. Alguns sinais de alerta se caracterizam como: mudanças nos padrões alimentares e de sono; tristeza frequente e persistente; alterações extremas de humor; isolamento social/afetivo; queda na produtividade de trabalho ou estudo; tentativa de fazer as pazes com todas as pessoas; extrema culpabilidade, dentre outras.
Levando em consideração os diversos fatores de risco para o suicídio, destacam-se aqueles que surgem ou se intensificam no período escolar. O número de adolescentes vítimas de comportamentos agressivos no ambiente escolar cresce exponencialmente na sociedade, envolvendo diversos tipos de violência, tais como agressões verbais, físicas e simbólicas. É pensando nesta perspectiva de alerta e cuidado que hoje existem diversos projetos e ações voltados para cuidar da saúde emocional da criança e do adolescente, em parceria família-escola. Neste sentido, contribuindo com os valores salesianos, o Colégio Juvenal de Carvalho lançou a campanha “Setembro Amarelo: mais entusiasmo diante da vida”, construindo de forma integral o cuidado com todos os alunos e colaboradores.
Houve apresentações lúdicas na Educação Infantil e Anos Iniciais, trabalhando o socioemocional, dialogando com as crianças em sala de referência. O serviço de orientação educacional pedagógica (SOEP) realizou uma acolhida com palestra para os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, onde os mesmos tiveram a oportunidade de conhecer e falar da importância da saúde mental e social escolar.
De acordo com a organização mundial da saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o sujeito é capaz de utilizar suas habilidades e competências, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir para a sociedade. O bem-estar no ambiente de trabalho é essencial, visto que há uma rotina semanal. O serviço de psicologia escolar em parceria com o setor de recursos humanos, pensando no cuidado integrado corpo e mente, realizou uma convivência com os colaboradores do Colégio Juvenal de Carvalho, onde os mesmos tiveram uma palestra sobre cuidado e saúde emocional, além de um momento de relaxamento corporal.
Todo ambiente salesiano deve ser um local de acolhimento e amor, pois dentro da perspectiva de Dom Bosco a escola caminha para a vida e pensando em vida, abraçar a causa de combate ao suicídio é mais que uma campanha, é uma missão diária salesiana.
Por: Thalyta Oliveira de Almeida. Psicóloga Escolar