MARIA CAMINHA NESTA CASA!…
“A festa de Nossa Senhora Auxiliadora deve ser o prelúdio da sua festa que celebraremos no céu”, afirmava nosso pai, Dom Bosco.
Nossas homenagens à querida Auxiliadora, no Colégio Auxiliadora de Petrolina, integrado com a Filial e CEMAM (Obra Social) deixou realmente no coração de todos esse gostinho do prelúdio do que celebraremos no céu, à Boa Mãe!
Pela manhã, toda a escola era um “pátio salesiano”, como o foi na tarde anterior para os alunos do turno, com atividades variadas de lazer, integração e alegria: quem jogava, quem tocava, cantava, ou participava de outras atividades interativas, com os colegas e seus educadores. Claro que não faltou a distribuição do “cremosinho” (substituindo as castanhas de D. Bosco).
Num carro em destaque, Nossa Senhora Auxiliadora, mergulhada em flores, se confunde com os carros concentrados, grupos de ex-alunas e famílias à espera da arrancada de um evento que acontece com força total, em homenagem à grande Mãe, Auxiliadora dos Cristãos.
Uma expectativa no coração dos presentes. De repente, saindo do CEMAM, uma carreata invade as ruas do bairro Gercino Coelho, chegando à orla do Rio São Francisco, arrastando carros que somavam suas buzinas, à orquestra de músicas, orações e fogos que, pausadamente tiravam pessoas de suas residências e casas comerciais. Com frequência, pessoas piedosas e devotas de Nossa Senhora, se benziam e olhavam com ternura aquele espetáculo de fé!
No ar, as emoções se confundiam com a alegria e o entusiasmo de quem seguia com o coração, aquele espetáculo de fé, esperança e paz!
Mais uma vez Nossa Senhora Auxiliadora se tornando mais conhecida e amada pelos filhos dessa cidade genuinamente salesiana!
No estacionamento central do colégio, com a brisa da tarde, um palco foi montado e artisticamente decorado, para a solene celebração. A decoração, com carinho e arte, foi brinde das Ex-alunas para a festa da grande Mãe Auxiliadora.
À sua chegada, já uma grande assembleia a esperava, e com pétalas de rosas, palmas, cantos e vivas, acolhemos nossa Auxiliadora, passando por um corredor vivo formado pelos alunos líderes de turmas e alunos do 3º.Ano, concluintes, despedindo-se dessa grande experiência na casa salesiana, como alunos.
A Banda do Batalhão da Polícia Militar de Petrolina contribuiu para a música no ar, na acolhida da imagem, sendo continuada depois pela equipe de música do colégio. Os alunos do 3º Ano cantaram, vibrantes, fervorosos durante toda a celebração Eucarística.
Na solene celebração, pudemos contar com quatro sacerdotes e com a presidência do nosso Bispo Diocesano, D. Francisco Canindé Palhano, que na homilia, fazendo memória do 1º. Bispo, D. Antônio Malan, Salesiano, aluno de Dom Bosco, quis plantar no sertão petrolinense o carisma da educação salesiana, há 91 anos… refletiu com a assembleia, a presença de Maria em nossa missão, desde os primeiros passos dos fundadores, a significatividade da educação católica, no estilo salesiano para formar crianças e jovens para uma nova sociedade, segundo os valores do Evangelho.
Na imensa assembleia, além dos vários membros dos colaboradores da escola, dos grupos representantes da Família Salesiana, alunos, ex-alunos, e familiares, marcaram presença também religiosas de outras Congregações da cidade, citando-se as três Irmãs da nossa recém-fundada comunidade em Juazeiro, na Bahia, bem como autoridades, destacando-se o Ex.mo Sr. Prefeito Simão Durando, que também como ex-aluno, deixou seu testemunho de cidadão e cristão.
Não faltou a leveza e arte das bailarinas na dança da Ave-Maria, acompanhada pelo som dos violinos e a graça dos 24 anjinhos contornando o altar, ao lado de Dom Bosco e Madre Mazzarello.
Após a celebração Eucarística e a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora como Mãe e Rainha, ouvirmos a mensagem da Diretora – Ir. Raquielle Cassemiro Pereira – deixando viva nos corações a sentido dessa celebração mariana em toda casa salesiana no mundo, agradecendo a todos a participação, a colaboração, e oferecendo aos “padrinhos e madrinhas” da grande festa, significativa lembrança com a imagem de Nossa Senhora, e oferecendo aos presentes, a tradicional medalhinha e estampa de Maria Auxiliadora, convidando a todos a recitarem :”Oh Maria, Virgem poderosa…” como ensinou Dom Bosco.
Em seguida, aos membros da Comunidade Educativa foi oferecido um lanche e ao Clero e Religiosas um jantar de confraternização.
Na memória e nos corações a memória dessa linda festa!
Ir. Maria José Barros e Ir. Edneth Brandão