19 de novembro de 2024
Rua José de Alencar, 404, Boa Vista Recife/PE
Família Salesiana celebra 88 anos da canonização de Dom Bosco
Blog Destaque Dom Bosco Família Salesiana Pastoral

Família Salesiana celebra 88 anos da canonização de Dom Bosco

Em 1º de abril de 1934, o Papa Pio XI proclamava João Melchior Bosco (1815-1888) santo, em um dia da Páscoa, na conclusão do Jubileu Extraordinário da Redenção. Todo o processo de beatificação e canonização de São João Bosco durou 44 anos, tendo início em Turim, no dia 4 de junho de 1890, passando pelo processo ordinário, conduzido pelo bispo local; processo apostólico romano e a comprovação de quatro milagres prescritos (dois para a beatificação e dois para a canonização). A Sociedade de São Francisco de Sales iniciou-se com São João Bosco, pai da juventude e santo cuja memória recorda-se hoje. 

Confira, na íntegra, a carta de proclamação da santidade de Dom Bosco escrita pelo Papa Pio XI, em de 1934, clicando aqui.

Em 8 de dezembro de 1841, Solenidade da Imaculada Conceição, Dom Bosco foi à Igreja de São Francisco de Sales, em Turim, para celebrar a Missa. Ao chegar na sacristia encontrou um jovem andando pelo local. Era Bartolomeu Garelli, de dezesseis anos, órfão e ajudante de pedreiro; ele nunca havia frequentado a escola e não sabia nada sobre o catecismo e a religião. O sacristão da igreja foi logo retirando o menino, mas Dom Bosco faz Bartolomeu retornar. Através daquele menino, o santo pôde ouvir o apelo de uma juventude marginalizada e carente. Após celebrar a Missa, São João Bosco conversa rapidamente com Bartolomeu e o convida para rezarem, juntos, uma Ave-Maria: marco da fundação dos salesianos. Neste encontro, o santo da juventude pede que Bartolomeu Garelli convide outros jovens e amigos, para que pudessem se encontrar. Assim nasce o grupo de rapazes que se reuniam todos os domingos.

Um encontro providencial e carismático de Dom Bosco com a juventude, um grupo pequeno de rapazes que se transformou em uma ordem. Aos poucos, a obra salesiana assumiu solidez e se expandiu não só pela Itália, mas para Espanha, para o Brasil e para o mundo. Hoje os salesianos estão presentes em mais de 130 países; com 90 inspetorias e 30 grupos formados por leigos.

 O CARISMA SALESIANO 

Por escolha de Dom Bosco, os salesianos têm São Francisco de Sales como modelo, devido a sua amabilidade e paixão evangelizadora; além de estudarem e imitarem São João Bosco, que é pai e mestre da ordem. Sua missão é, prioritariamente, a educação e a evangelização dos jovens. O carisma de São João Bosco é válido e vivo ainda hoje, visto que todo Salesiano é chamado a “ser na Igreja sinal e portador do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres”. A Espiritualidade Salesiana é a espiritualidade da alegria, “da paixão pela vida e pelo Senhor da Vida”. O fato de o mundo inteiro estar nas mãos de Deus é motivo de muita alegria e celebração. O Salesiano faz de sua vida uma oração, onde cada jovem que cruza o seu caminho é a presença de Deus, na certeza de que “Deus o espera nos jovens”.

Dom Bosco ensina também que cada vida é um presente de Deus para si e para os outros, e a felicidade só se torna verdadeira quando ofertada ao próximo.

 SALESIANOS NO BRASIL 

Os Salesianos chegaram no Brasil em 1883, vindos do Uruguai e aportaram em Niterói (RJ), onde foram acolhidos em uma casa doada pelos Vicentinos. Vieram por convite dos bispos do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro, com a intenção de dar apoio aos imigrantes e, de modo especial, aos filhos dos imigrantes italianos. Logo, os salesianos começaram a se dedicar em atividades para os jovens, como aulas de oratória, que se transformaram em escolas profissionais. Dedicaram-se inteiramente ao serviço educativo pastoral, característico da obra.

Conduzidos pelo sonho de São João Bosco de ir até os mais pobres, de orientar e fazer o bem à juventude do jeito que pudessem, os salesianos desenvolveram seus trabalhos e carisma no Brasil. A partir de 1883, outras fundações salesianas chegaram no país. Hoje são seis inspetorias (províncias), nas várias regiões: São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus, Porto Alegre e Recife. Em cada inspetoria há uma média de 20 comunidades religiosas, 100 salesianos trabalhando e um grande número de leigos e leigas que beberam da fonte carismática que foi Dom Bosco e partilham da missão e do carisma.

Há quase 140 anos no Brasil, juntamente com o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), a congregação possui mais de 100 obras sociais, cerca de 80 paróquias, universidades, cursos superiores e 99 escolas de ensino fundamental e médio.  Além de rádios e dezenas de oratórios.

Fonte: Vatican News com informações da Agenzia Info Salesiana (ANS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *