No último dia 17 de março, Irmãs Salesianas e os colaboradores da Casa Inspetorial participaram de uma formação sobre a Campanha da Fraternidade e Celebraram a Via Sacra.
Na Formação, a Irmã Claudiane, coordenadora da Pastoral Juvenil Inspetorial propôs um momento de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2022 que, este ano, tem como tema Fraternidade e Educação e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor.” (cf. Pr 31, 26), apresentou os principais pontos da CF2022, que quer promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário na educação. A Irmã também fez um panorama das diversas realidades brasileiras no que se diz respeito à educação.
Em seguida o grupo celebrou a via sacra nos ambientes da casa inspetorial. Para Maria José, responsável pelo arquivo da inspetoria, “o momento foi rico e bem reflexivo, e nos ajudou, de forma bem simples a vivênciar os últimos momentos de Jesus antes da Páscoa”, disse. “Com exemplos práticos do nosso dia a dia, nos ajudou a refletir o quanto é importante ter empatia e amor ao próximo”, completou. A via sacra foi refletida a partir das Obras de Misericórdia, e fazia comparações da vida e caminhada de Jesus com a nossa vivência diária. Jaqueline Souza, coordenadora do contas a receber, refletiu sobre os sentimentos que lhe vieram à mente durante as reflexões do texto, “a décima estação falou sobre o bom ladrão, isso me fez lembrar o quanto diariamente a gente deixa que outras pessoas nos roubem a paz, a paciência, alegria… Não podemos nos permitir a isso, se Deus é a nossa alegria”.
Irmã Natália Gomes, coordenadora do Centro de Serviço Compartilhado (CSC), falou sobre a importância dos momentos vivenciados. “Estamos vivendo um forte tempo de espiritualidade dentro da Igreja que é a Quaresma. Por isso, é tão significativo o conhecimento e aprofundamento da Campanha da Fraternidade e a experiência da Via Sacra. Ambas nos ajudam a meditar o caminho de Jesus e o modo como fazer de nossa existência uma oferta, um dom em favor dos outros, especialmente os mais vulneráveis da sociedade”, concluiu.
O grupo refletiu as reflexões da mesma da Via Sacra que o Papa Francisco vivenciou com os jovens, durante a JMJ Cracóvia.
As reflexões estão disponíveis aqui no blog do interface, clique aqui para ler.